05 informações que você precisa saber sobre Home Care

Apesar de ser comum ouvir falar sobre Home Care ou Assistência Domiciliar, seu conceito e seu real uso nem sempre ficam claros para a população.

Para desmistificar algumas ideias erradas sobre a Assistência Domiciliar, o blog da Mederi esclarece hoje as cinco principais dúvidas encontradas a respeito do tema.

Mas se por acaso ainda estiver com algumas dúvidas, não deixe de comentar aqui no blog fazendo sua pergunta. Ficaremos felizes em responder!

 

O que é o Home Care?

A Assistência Domiciliar é a provisão de serviços de saúde em domicílio para pacientes instáveis em qualquer nível de complexidade de acordo com a necessidade do paciente.

A quem se destina a Assistência Domiciliar?

É comum o entendimento de que a Atenção Domiciliar se destina a pacientes idosos ou terminais. No entanto, tal ideia é equivocada!

Qualquer paciente, de qualquer idade, que esteja em condições de receber tratamento fora do hospital, pode contar com os serviços de Home Care.

Quem pode ter Cuidados Domiciliares?

Para dar entrada no pedido para a indicação do Home Care, o paciente pode estar enquadrado em uma ou em várias das condições técnicas e sociais descritas abaixo:

  • Estar clinicamente estável, mas que precise de tratamento sob supervisão médica ou de enfermagem;
  • Estar ciente das novas condições, limitações e necessidades clínicas, e colaborar neste sentido com os cuidadores;
  • Quando necessitar realizar curativos;
  • Portadores de doenças crônicas, com histórico de internações frequentes;
  • Portadores de processos infecciosos ou recidivantes que necessitem de antibioticoterapia prolongada;
  • Pacientes que precisam de cuidados paliativos (aqueles voltados para a qualidade ao final da vida).

O que é necessário para ser atendido através do Home Care?

Antes de tudo, é necessário que o médico ateste que o paciente pode realizar o tratamento em sua própria residência.

É importante também que a casa do paciente tenha condições físicas para a movimentação de profissionais, aparelhos (se preciso), além de ser um ambiente com higiene de forma a minimizar os riscos!

Os demais moradores da casa também precisam estar preparados e orientados para o modelo de cuidado domiciliar devendo ser eleito um cuidador para se dedicar ao paciente junto a empresa de Home Care.

Qual é a importância do Home Care?

O atendimento em domicílio é de extrema importância. Para o paciente, significa a tranquilidade de estar em sua própria casa, a promoção da autoestima e da independência, além da atenção individualizada que é proporcionada.

O Home Care também é visto como uma ferramenta de gestão. Uma vez que o paciente possa dar continuidade ao seu tratamento em domicílio, significa dizer que o Hospital libera uma vaga para outro paciente.

Se você gostou deste artigo e o achou útil, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para ajudar outras pessoas a obterem mais informações sobre esta modalidade de tratamento!

 

 

Compartilhar: